Recadastramento/Prova de Vida

FAQ DIRETORIA DE PESSOAL/SRE MONTE CARMELO
1-RECADASTRAMENTO/PROVA DE VIDA
QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA FAZER O RECADASTRAMENTO (PROVA DE VIDA)?


Atualmente está disponível aos servidores inativos e pensionistas especiais, em que o pagamento do benefício é efetuado pela SEPLAG, a modalidade de recadastramento (prova de vida) digital, realizada por reconhecimento de biometria facial, através do aplicativo gov.br. Esclarecemos que, além dessa modalidade, continuam disponíveis os demais canais de atendimento ao beneficiário, sendo o Banco Itaú (no mês de aniversário), Unidade de Atendimento Integrado – UAI, Unidade de Recursos Humanos do órgão a que o beneficiário pertence, e UARH – RH Responde que atende os pensionistas especiais, assim como os assistidos e pensionistas de que trata a Lei nº 24.402, de 29 /07/2023(ex – Libertas).

 Requisitos Para realizar o recadastramento digital, o beneficiário deverá possuir conta cadastrada no aplicativo gov.br, desde que seja com o selo prata ou ouro, conforme segue abaixo:

· Conta nível prata ou ouro:
O beneficiário cadastrado como bronze pode subir o nível da própria conta
clicando em “Aumentar nível”, logo na tela de início do aplicativo, e
acompanhar as orientações;
· CNH ou biometria cadastrada no TSE: 
É necessário que o beneficiário possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A fotografia que é tirada para o reconhecimento facial é validada nas bases da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e da Justiça Eleitoral.
Lembrando que, essa modalidade não abrange os beneficiários curatelados, tutelados e os pensionistas especiais que precisam comprovar estado civil atual.

Em caso de dúvidas, beneficiário/curador/tutor poderão enviar questionamento para o
e-mail rhresponde@rhresponde.mg.gov.br

Informações sobre o recadastramento digital, assim como as demais modalidades, também podem ser consultadas no site do Portal do Servidor