A Nutricionista do quadro técnico da SEE/SRE Monte Carmelo, Angela Santiago Cunha, juntamente com a EE Cel Virgílio Rosa, no município de Monte Carmelo, está participando da 3.ª Jornada de Alimentação Escolar e Nutricional (PNAE\FNDE).

 

A jornada é lançada para a  Educação Alimentar e Nutricional nas escolas de educação infantil e ensino fundamental, atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, realizada e organizada pelo FNDE.

As atividades deverão ser desenvolvidas de acordo com os quatro temas propostos no regulamento:

Tema 1: Merendeira como agente transformadora de alimentação escolar.

Tema 2: Sustentabilidade na Alimentação Escolar

Tema 3: Imagem Corporal e Bullying.

Tema 4: Movimento + Comida de Verdade = Saúde.

O período de execução da jornada de EAN será até dezembro de 2019.

A cada etapa cumprida no prazo é liberada uma peça do “Selo de participação da Jornada de EAN”.

Após a conclusão das 4 (quatro) etapas, o PARTICIPANTE terá recebido as 4 (quatro) peças e completado o “Selo”, que se configura em um quebra-cabeça.

Já foi finalizado a 1° etapa e recebido o 1° selo

Tema 1: Merendeira como agente transformadora da alimentação escolar. “ Um toque de chefe na merenda escolar”

 

Manipuladoras de Alimentos. E.E. Cel. Virgílio Rosa – Município Monte Carmelo

 

O projeto em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) está sendo desenvolvido com qualidade e conta com a participação permanente da Comunidade Escolar.

No intuito de oferecer uma alimentação adequada a escola é orientada a realizar um planejamento de cardápios para compra de gêneros alimentícios e manter as condições adequadas de higiene sanitário durante a preparação dos alimentos. Para garantir o sucesso do planejamento contamos com apoio das popularmente conhecidas como merendeiras, que são consideradas agentes transformadoras da alimentação escolar.  Essas profissionais contribuem com a construção de hábitos alimentares saudáveis, pois conhecem todos os alunos, e observam os comportamentos dos mesmos quando recebem a alimentação, aceitando-a ou rejeitando-a, e nesse momento elas tem a oportunidade de orientá-los sobre os alimentos recebidos e   incentivá-los, inclusive quanto ao não desperdício.

Nesta Jornada foi realizado capacitação sobre os fundamentos básicos da culinária durante a preparação dos alimentos pelas merendeiras, desenvolvemos o conhecimento quanto aos termos técnicos, postura, comportamento dentro de uma cozinha e a manutenção da higiene, etc. Foram repassadas orientações sobre gastronomia (técnicas de confecção de alimentos, “o prazer em comer”) trabalhamos com o aprendizado e compreensão de métodos e técnicas de cocção para alimentos com diferentes características, como fundos (caldos), branqueamento, tipos de cocção, aplicação de técnicas de pré-preparo, finalização e sustentabilidade em como evitar desperdícios.

Foi possível vivenciar a prática culinária no cardápio “Sopa de Legumes”, preparamos um fundo com um líquido aromatizado a partir de uma fervura com ossos de aves e vegetais, sendo o mesmo nutritivo e saboroso. Fundos também são chamados de caldos, considerados a base de uma cozinha, podendo fazer molhos, sopas, cozidos, arroz, vegetais e em outros pratos (Fotos em anexo).

Reforçamos os fundamentos da culinária, no intuito de garantir que as merendeiras continuem aplicando os conhecimentos adquiridos e suas habilidades no dia a dia da escola.

É importante ressaltar que uma boa merendeira é aquela que tem a consciência da dimensão desta profissão, exercendo a mesma com amor e carinho.

Preparando o fundo de frango

Está em andamento a 2º etapa com o Tema: Sustentabilidade na Alimentação Escolar

É fundamental que a agricultura cresça no mundo com sustentabilidade ecológica, econômica, social e cultural...

A existência de hortas nas escolas é importante para enriquecer a alimentação, ajudar na mudança de hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos pela natureza.

A horta escolar visa complementar a alimentação escolar, podendo atingir vários objetivos:

Melhorar a educação

Produzir verduras, legumes frescos e sadios

Proporcionar às escolares experiências de práticas ecológicas

Melhorar a nutrição dos escolares.

A qualidade de vida está diretamente relacionada com a qualidade da alimentação.

A maioria das doenças que ocorrem na atualidade estão relacionadas aos hábitos alimentares inadequados e ao sedentarismo.

O desenvolvimento sustentável foi colocado em prática no ambiente escolar. O primeiro passo para esse 2 º tema, foi iniciado no 1º tema, com as merendeiras dentro dos fundamentos da culinária com as técnicas de pré-preparo e evitando os desperdícios. Durante o pré-preparo é reservado talos, casca de verduras e frutas, cascas de ovo, borra de café.  Em seguida é triturado no liquidificador com um pouco de água e  colocado para secar de preferência encima da terra.

Essa compostagem do resíduo orgânico realizada é o processo anaeróbico. Após a secagem é misturado na terra para ser utilizado no início do plantio ou durante a fase de crescimento.

 

 Figura 1compostagem orgânica. 1º dia para secagem

 

 

 

 Figura 2 compostagem orgânica. 6º dia seco

 

Figura 3 Alunos participando da semeação da horta escolar

 

 

 

SRE Monte Carmelo

Rua: Coronel Virgílio Rosa, 135

Bairro: Tamboril

Monte Carmelo/ MG CEP: 38500-000

Telefones de contato: (34)3842-5550